sábado, 19 de abril de 2008

À terça feira, os tempos da Língua Portuguesa são, geralmente, dedicados à escrita criativa -poesia.
Assim, vou sempre apetrechada com alguns textos poéticos, não muitos de cada vez, como é óbvio, para que a escolha não se torne difícil.


Os noventa minutos dividem-se entre a leitura do poema escolhido, a exploração do mesmo, para tentarmos entender aquilo que as palavras nos querem dizer, o entendimento da forma do poema, sentir o ritmo, trabalhar as rimas...


Depois passamos à escrita. Os alunos escrevem, a pares, um poema, tendo como modelo aquele que lhes foi dado.

Surgem, de facto, produções muito interessantes, das quais vou aqui deixar algumas.


Poema trabalhado: "No comboio descendente" de Fernando Pessoa



No comboio descendente
Vinham uns cães sem trela
Uns a comerem marmelada
Outros a espreitar à janela
No comboio descendente
De Bragança a Mirandela


No comboio descendente
Vinha à solta um chinelo
Um homem a ler um livro
Outro a comer marmelo
No comboio descendente
De Mirandela a Penalva do Castelo


Autores: João Filipe e Ricardo Carvalho (4º ano)



Muitos outros surgiram e garanto-lhes que eles se divertem à brava.
Finalmente houve um tempo para memorizar o poema e recitá-lo dias mais tarde à turma.



Outro trabalho que me deu imenso prazer a fazer, teve como apoio o livro da escritora Teresa Martinho Marques "A que sabem as palavras"



O poema trabalhado foi "Perdidos"
Deixo aqui um, que daí surgiu:

Perdidos

Que fazes, tu monstro das bolachas,
Estás farto de biscoitos
Agora queres uma tarte de natas?

Que fazes, bicho papão,
Que estás ai à beira do caldeirão
Queres uma sopa de agrião?

Que fazes, pequena formiga,
Estás à espera de encher a barriga?

Que fazes, pequeno passarinho,
Estás à espera que te ponham o queijinho
No biquinho?

Que fazes, poema a voar
À beira do mar, estás à espera
Que te molhes?
Aí não te irás estragar?


Autoras: Rita Rosa e Laura Ferro (4º ano)


Há também na nossa sala muitos momentos de leitura.

Os alunos gostam de preparar muito bem as suas leituras para lerem à turma, para lerem aos colegas do segundo ano, tendo para isso o cuidado de seleccionar a obra que consideram mais adequada, para lerem a pares ou sozinhos. às vezes vamos até ao campo...
Privilégios dos meios rurais...
:)


Sem comentários: