terça-feira, 22 de abril de 2008

Hoje, ao folhear uns documentos que tenho sobre poesia, encontrei algo, que tinha religiosamente guardado. Trata-se de um apontamento da autoria de Sophia de Mello Breyner Andresen, sobre os seus poemas.

Diz o seguinte:

"Espero que estes poemas sejam lidos em voz alta, pois a poesia é oralidade. Toda a sua construção, as suas rimas, os jogos de sons, a melopeia, a síntese, a repetição, o ritmo, o número, se destinam à dicção oral.
A poesia é a continuação da tradição. E é mestra da fala: quem, ao dizer um poema, salta uma sílaba, tropeça, como quem ao subir uma escada falha um degrau.
Por isso, para que a leitura em voz alta se entenda e seja bela, é necessário que a dicção seja clara, nítida, bem silabada e bem ritmada. As diferenças de sotaque não criam problema algum, pois cada sotaque tem a sua beleza própria.
E é importante aprender o poema de cor, pois o poema decorado fica connosco e vai-nos revelando melhor, sempre que o repetimos, o seu sentido e a beleza da sua linguagem e da sua construção."

É prática corrente, na minha sala de aula, decorar poemas.
E já lá vão alguns... seis, para ser mais exacta.

Começámos pelo "Poema para Lili" de Fernando Pessoa, passámos pela "História do Senhor Mar" da Matilde Rosa Araújo, pelo "Segredo" de Miguel Torga, pelo "Pato" de Vinicius de Morais, pelo "Faz de Conta" de Eugénio de Andrade, "As Meninas" de Cecília Meireles....

Garanto-vos que é gratificante, que as crianças gostam muito e que os querem repetir vezes sem conta...

Aqui os deixo, por se acaso...



Levava eu um jarrinho

Levava eu um jarrinho

P'ra ir buscar vinho
Levava um tostão
P'ra comprar pão
E levava uma fita
Para ir bonita.
Correu atrás de mim um rapaz
Foi o jarro p'ra o chão,
Perdi o tostão,
Rasgou-se-me a fita…
Vejam que desdita!
Se eu não levasse um jarrinho,
Nem fosse buscar vinho,
Nem trouxesse uma fita
P'ra ir bonita,Nem corresse atrás de mim um rapaz
Para ver o que eu fazia,
Nada disto acontecia.
Fernando Pessoa



SEGREDO

Sei um ninho.

E o ninho tem um ovo.
E o ovo tem lá dentro um passarinho
Novo.
Mas escusam de me atentar:

Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo
E ter depois um amigo
Que faça o pinoA voar...
Miguel Torga




História do Senhor Mar

Deixa contar…
Era uma vez
O senhor Mar
Com uma onda…
Com muita onda…
E depois?

E depois…Ondinha vai…
Ondinha vem…Ondinha vai…
Ondinha vem…
E depois…
A menina adormeceu

Nos braços da sua Mãe…

Matilde Rosa Araújo




As meninas

“Arabela abria a janela
Carolina erguia a cortina

E Maria olhava e sorria: “Bom dia”

“Arabela foi sempre a mais bela
Carolina, a mais sábia menina

E Maria apenas sorria: "Bom dia!”

“Pensaremos em cada menina
que vivia naquela janela

uma que se chamava Arabela
outra que se chamou Carolina

”Mas nossa profunda saudade
É Maria, Maria, Maria

que dizia com voz de amizade:

"Bom dia!"

Cecília Meireles



O Pato

Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há.

O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela.


Vinicius de Morais



Faz de conta

- Faz de conta que sou abelha.

- Eu serei a flor mais bela
- Faz de conta que sou cardo.

- Eu serei somente orvalho.
- Faz de conta que sou potro.

- Eu serei sombra em Agosto.
- Faz de conta que sou choupo.

- Eu serei pássaro louco,
pássaro voando e voando
sobre ti vezes sem conta.
- Faz de conta, faz de conta.

Eugénio de Andrade



Estas são coisas das quais gosto IMENSO... Espero que disfrutem também!

4 comentários:

margaridamonge disse...

gostei de viajar no teu blog, as palavras muitas vezes são insignificantes, mas quando se juntam, tocam melodias tão lindas que nos possibilitam criar asas e voar, até onde queremos...
Continua Fátima, vou entrar mais vezes nesta viagem... Beijinho
Margarida Monge

Fátima Silva disse...

Obrigada Margarida!

:)

Estes são os primeiros passos...

É bom saber que gostaste.

beijinho

FILOMENA MARIA MACHADO PINTO SERAFIM disse...

Também já passei no teu blog!!!
São de grande importância essas melodias que nos permitem criar asas e ... voar. Às vezes, bem precisamos delas...
bjs
Mena

Fátima Silva disse...

;)

Gracias muchachas...

:)