sábado, 19 de abril de 2008

Primeiros passos...


Diálogo

Levarás pela mão
um menino até ao rio.
Dir-lhe-ás
que a água é cega e surda;
muda não.
que o digam os peixes,
que em silêncio
com ela sustentam
seu diálogo líquido,
de líquidas sílabas
de submersas vogais.

Albano Martins


Será que nos lembramos do modo como aprendemos a falar?
Será que nos lembramos do modo como aprendemos a ler e a escrever?
Com a mãe? Com o pai?
Com a avó?
Na mesa da sala?
No sofá?
Na rua, olhando as placas e os letreiros?
Ou fingindo ler nos papéis que apareciam à nossa frente, em qualquer lugar?
Quem sabe acompanhando os estudos de um irmão mais velho...

São inúmeras as histórias e muitas as possibilidades.

O facto é que a língua/linguagem nos envolve, nos rodeia, de maneiras muito diversificadas.

A dimensão que tem na nossa vida é enorme, atravessando-a a vários níveis.
Todos a usamos, por necessidade, por curiosidade, por mero prazer...

Neste espaço, deixarei as minhas preocupações, as minhas reflexões, enquanto docente, bem como alguns trabalhos realizados na minha sala de aula, os quais serão colocados por mim e, sempre que possível, pelos meus alunos (não temos internet, estamos há dois anos deslocados da nossa escola por causa das obras, e o portátil nem sempre consegue ter rede), e que visam partilhar momentos que considero interessantes e importantes, e que, de algum modo, possam vir a ser úteis para quem os quiser aproveitar.

Obrigada pelo tempo dispensado...

Fátima Silva

Sem comentários: